Uma intervenção estética que tem feito muito sucesso entre seus adeptos é a criolipólise. Um procedimento muito eficaz para quem deseja queimar gordura localizada. Sabe aquela terrível barriguinha abaixo do abdômen que não some com as abdominais? Pois bem, com a criolipólise ela desaparece.
Uma técnica, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, e cientificamente comprovada que está sendo cada vez mais indicada pela classe médica. É um procedimento sem cortes nem agulhas, indicado para reduzir a gordura localizada que persiste mesmo com dieta e exercícios. Ficou interessada, acompanhe o artigo para saber mais a respeito.
O que é a criolipólise e como ela funciona?
A criolipólise é realizada através de um aparelho que promove o resfriamento intenso e controlado da gordura localizada para destruí-la. O resfriamento age danificando, seletivamente as células de gordura, que são mais sensíveis ao frio, sem causar nenhum dano a nervos, músculos e outras estruturas na região. Na prática o que acontece é a morte da célula de gordura.
Depois de destruídas as células de gordura são conduzidas até o fígado, pelo sistema imunológico, para serem metabolizadas e eliminadas gradativamente através da urina. E não se preocupe, não existem riscos de sobrecarga do fígado, pois o sistema linfático que é o sistema responsável pelo transporte dessas células mortas, leva pequenas quantidades diárias ao fígado.
Como acontece o tratamento de criolipólise?
O tratamento de criolipólise é feito com o uso de um aparelho específico, cujos os aplicadores se encaixam perfeitamente às diferentes áreas do corpo. Existe uma ponteira diferente para cada região como a barriga, as costas, e os pneuzinhos laterais. Em seguida o aparelho promove um vácuo sobre a região com gordura e o resfriamento do tecido adiposo. Não é realizado nenhum procedimento com agulhas ou incisões durante a técnica.
Pode ocorrer algum desconforto no momento do vácuo, mas assim que a região é ‘congelada’ fica anestesiada. Também pode acontecer um pequeno desconforto na hora de retirar o aplicador, mas ele é bem pequeno. Não é comum, mas após as sessões de criolipólise é possível que surjam hematomas, mas não se preocupe, eles são transitórios.
Os resultados variam para cada pessoa, mas de um modo geral eles já são notados a partir de 30 dias. As sessões na mesma região corporal podem ser repetidas a partir de 3 meses. E o tratamento de criolipólise não necessita de manutenção, para não recuperar a gordura destruída é preciso evitar o ganho de peso.
As sessões de tratamento de uma área podem durar aproximadamente 1 hora. E a criolipólise pode ser feita em mais de uma região do corpo no mesmo dia, sem riscos ao paciente.
Além disso o tratamento de criolipólise pode ser realizado em qualquer estação do ano, inclusive no verão. Mas se você está pensando em fazê-lo antes das férias de final de ano, é recomendado que você procure uma clínica estética responsável e de sua confiança agora mesmo.