Você conhece ou já ouviu falar em bioimpedância? Se você tem buscado meios de preparar seu corpo para o verão perdendo peso junto a nutricionistas e treinadores, provavelmente sim, mas caso
você nunca tenha ouvido, ou não sabe do que se trata, não se preocupe, nós explicaremos.
O que é e para que serve o exame de bioimpedância?
O exame de bioimpedância trata-se de um exame que mede através de uma leve corrente elétrica, que passa pelo corpo, a quantidade de água, gordura e massa magra. Em outras palavras, é um exame que mede a composição corporal e a quantidade média desses três elementos.
Muito comum entre atletas e esportistas, e também para pessoas que buscam manter um corpo em forma e saudável. O exame de bioimpedância pode medir precisamente a quantidade de gordura corporal, o que facilita a escolha da dieta ideal e práticas de exercício a serem seguidas.
O exame de bioimpedância é geralmente solicitado por um médico especialista ou por um nutricionista, que com o seu resultado pode acompanhar com precisão a evolução dos tratamentos e exercícios praticados, além de poder prescrever uma dieta especifica e adequada a cada objetivo, desempenho e necessidade.
Como o exame de bioimpedância funciona?
Apesar de ter um nome meio complicado, o exame de bioimpedância é um procedimento muito simples e completamente indolor. Na sua realização, você sobe em uma balança especial, onde são inseridas a sua idade e peso, e posiciona seus pés e mãos nos lugares indicados. Através dos pés e das mãos, passa uma corrente elétrica muito leve e imperceptível que calculará a quantidade de água, massa magra e gordura no seu corpo. Logo após a medição, a balança imprime os valores calculados da sua composição corporal.
Quais são os tipos de bioimpedância?
Existem três tipos de exame de bioimpedância, o segmentar, o regional e o total, que se referem respectivamente á:
• Bioimpedância segmentar: um exame mais detalhado, onde cada membro é avaliado separadamente.
• Bioimpedância regional: exame que irá mapear e passar a corrente elétrica apenas em uma região, que pode ser a superior ou inferior.
• Bioimpedância total: o tipo mais comum, onde a corrente elétrica atravessará todo o corpo e emite o resultado.
O exame mostra resultados referentes a massa muscular esquelética, controle de gordura, água corporal total, taxa de metabolismo basal, índice de massa corpórea, massa livre de gordura e massa de gordura corporal.
Recomendações antes do exame
Se você está pensando em realizar o exame de bioimpedância, existem algumas recomendações necessárias, como:
• Hidratar bem o corpo 1 dia antes do exame;
• Evite tomar chás e bebidas diuréticas nos sete dias anteriores ao exame de bioimpedância;
• É preciso realizar um pequeno jejum de 4 horas antes do exame;
• Em hipótese alguma consuma bebidas alcoólicas no período de 48 antes do exame;
• Não consuma também bebidas que contenham cafeína nas 24 horas antes do exame.
• Evite marcar o exame durante o período menstrual. Isso pode atrapalhar os resultados reais da sua composição corporal.
• Não é recomendada a prática de exercícios 24 horas antes do exame.
O exame é bem preciso e muito funcional para quem quer saber exatamente quantos quilos precisa perder. Ele pode ser um grande aliado na formulação da dieta e escolha dos exercícios para uma maior qualidade de vida.
Se você ficou interessada (o), não perca tempo, entre em contato com um médico especialista e peça mais informações sobre o exame.