Skip to main content

Todas as mulheres se preocupam com a saúde e beleza dos seus cabelos. Por vezes notamos nossos cabelos quebradiços, frágeis e opacos. Uma das causas desses problemas pode ser a baixa elasticidade capilar.

Se você tem notado que seus cabelos andam muito danificados, entenda nesse artigo a importância da elasticidade capilar, e conheça os cuidados com os cabelos que devem ser tomados.

Qual a importância da elasticidade capilar?

As proteínas capilares possuem uma elasticidade natural, que permite que aos fios um discreto alongamento quando são penteados. Essa elasticidade, promove a integridade dos fios, evitando que se quebrem com facilidade, durante a escovação e manipulação do cabelo.

Quando a elasticidade capilar sofre alterações, seja por motivos climáticos ou exposição a produtos químicos, os fios podem se tornar mais suscetíveis a quebras e outros danos que colocam em risco a beleza e saúde do cabelo.

Fatores que interferem na elasticidade capilar

A elevação da umidade do ar aumenta a elasticidade dos fios. Por isso, é comum em dias úmidos ou quando os cabelos se encontram molhados, que sua capacidade elástica seja maior.

Isto faz com que os fios aceitem uma maior força de tração. O diâmetro dos fios também é proporcional a capacidade da elasticidade capilar, ou seja, quanto mais grosso for o fio, mais ele suportará trações.

O aumento da temperatura, as vezes promovido pelo secador ou chapa, até um certo ponto, também pode promover o aumento da elasticidade capilar. Para que isso seja possível, a temperatura deve atingir no máximo 85°C em cabelos sem nenhuma química, e 65°C para cabelos quimicamente tratados. Quando esta temperatura é ultrapassada, os danos aos fios podem se tornar irreversível.

Cabelos clareados tingidos ou que sofreram alguma química como progressivas e permanentes, possuem uma menor capacidade de elasticidade capilar. Isso acontece porque a química utilizada no processo altera a estrutura proteica dos fios, reduzindo assim sua resistência a trações e proporcionando mais quebras. Veja quais são os principais fatores que diminuem a elasticidade capilar:

• Clareamentos e tinturas

• Procedimentos químicos como progressivas e relaxamentos

• Xampus, que contém espumantes (surfactantes)

• Produtos com PH baixo (<2), ou muito elevado (>9)

• Radiação solar

• Doenças endócrinas como o hipotireoidismo e acromegalia

• Deformações genéticas como Moniletrix

Essas situações podem causar danos irreversíveis aos fios, provocando a perda da elasticidade capilar, e consequentemente promovendo o enfraquecimento e a quebra dos fios, diminuindo a beleza e saúde dos cabelos.

Como recuperar a elasticidade capilar?

Saber quais são as situações que provocam a fraqueza nos fios é fundamental para que os danos possam ser evitados. Cabelos que já se encontram enfraquecidos, não devem ser tratados ou passar por procedimentos que possam enfraquecê-los mais.

Para os cabelos que estão com a elasticidade capilar comprometida, é preciso ter um cuidado especial com os reparos. Como o uso de produtos sem enxague e protetores suaves, a base de silicones. Os tratamentos mais indicados para esses casos:

• Hidratação

• Cauterização

• Queratinizações

Caso você note que seus cabelos estão extremamente fragilizados e danificados, o mais indicado é que você procure um dermatologista em Alphaville ou tricologista em Alphaville, especializado em cabelos. Somente um profissional qualificado poderá lhe indicar quais são os melhores procedimentos no seu caso, para uma reconstrução capilar.